Correio Popular Notícia



Divisão de Epidemiologia isola dengue tipo 4

Data da notícia: 09/04/2013
Foto:

(Josias Brito) A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Ji-Paraná garantiu que o município teve casos do soro do Dengue tipo 4 e que a infestação do vírus foi isolada. Os primeiros casos de dengue do tipo 4, foram confirmado pela divisão no inicio deste ano.
Segundo o enfermeiro Adonias Rosa Pereira, quatro bairros ji-paranaenses, dois no primeiro distrito e dois no segundo distrito, tiveram pessoas infectadas pelo soro da dengue tipo 4 e a divisão realizou um trabalho, como sempre tem feito, e isolou a infestação da doença, tipo 4, em toda a cidade. ?A nossa preocupação seria saber se este seria mais agressivo do que o tipo 3, mas os exames mostraram que o organismo da população está resistindo a doença no tipo 4. Nós estamos atentos, com uma equipe prontamente para saber o que esta acontecendo. Até agora, graças a Deus, o soro não mostrou muito desenvolvimento em nossa cidade?, relatou.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130409-152.jpg[/IMG] Em relação ao novo vírus, recentemente divulgado na imprensa, o enfermeiro Adonias Rosa, disse que não houve incidência de nenhum vírus ou doença nova no município. ?O único novo vírus que temos comprovado é o da dengue tipo 4, que já conseguimos controlar?, lembrando que a doença vem diminuindo muito nos últimos dias, com o término do período de inverno e a chegada da estiagem.
A diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Eliana Pereira, disse que quanto a este novo vírus, em Ji-Paraná não existe, o que tem no município são qualquer vírus, influência de gripes. ?São vírus padrão, neste período com o término das chuvas é normal com a mudança de temperatura, especialmente crianças, adolescentes ou idosos, se manifestar o vírus da gripe e de qualquer outra virose, por causa deste declínio, sendo época da manifestação destas doenças nas pessoas?, frisou, lembrando que estes sintomas são registrados todos os anos, neste período.
Em relação aos dados fornecidos de 716 pessoas com viroses, a diretora de Epidemiologia destaca que são casos referentes a pessoas com suspeitas de dengue e os 80 casos específicos, são de pessoas que foram comprovadas com a doença.

CASOS- Os dados são referentes do período de janeiro a março deste ano. ?Estes 80 casos confirmados são das pessoas que passaram pela equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, mas tem casos que as pessoas não procuram médico e fazem o tratamento em casa, por conta própria. O ideal seria que as pessoas nos procurassem para fazer os exames?, lembrou.
Segundo Eliana Pereira, além da população não procurar, a divisão tem trabalhado com hospital público e privado e tem aqueles hospitais que também não encaminham os resultados dos pacientes, não realizam a notificação e só atende nos hospitais privados e passam as medicações.
A falta de notificações é muito grande e a dengue é uma doença que a população já está acostumada com ela, sabem como acompanha-la. É preciso hidratação e, elas não procuram mais as unidades de saúde e, quando procuram, já estão em estado mais grave. Com isso, quem já tem outros tipos de patologias ou doenças, pode ter o quadro complicado?, concluiu.

Fonte:






Noticia vista 1570 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.